Rio Grande do Norte , 13 de dezembro de 2017

CODESAOP EXECUTA NO ALTO OESTE POTIGUAR SEGUNDO PROJETO FINANCIADO PELO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA - CONVÊNIO CODESAOP – MAPA Nº 815345/2014

CONVÊNIO CODESAOP – MAPA Nº 815345/2014 

A Cooperativa de Trabalho para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Oeste Potiguar – CODESAOP, aprovou um projeto através do Ministério da Agricultura e do Abastecimento – MAPA através do convênio nº 815345/2014, que visa a capacitar produtores de bovinos leiteiros do território do Alto Oeste Potiguar, através da difusão das boas praticas agropecuárias, conforme descrição abaixo:

 

Identificação da Proposta Técnica: Boas Práticas Pecuárias na cadeia da Bovinocultura Leiteira voltadas para a qualidade do leite.

 

Título da Proposta: Melhoria da qualidade do leite bovino produzido no Alto Oeste Potiguar através da adequação as técnicas de Boas Práticas Pecuárias.

 

Objeto(s) da Proposta: Capacitar produtores de bovinos leiteiros do Alto Oeste Potiguar a obter leite de melhor qualidade através da difusão e implantação das Boas Práticas Agropecuárias.

Valor da proposta:

 

Detalhamento

R$

Valor solicitado ao MAPA

93.599,00

Valor da Contrapartida

951,00

Valor total da Proposta

94.550,00

 

Período de realização da proposta: Março/2015 a agosto de 2016.

ABRANGÊNCIA DA PROPOSTA

MUNICÍPIOS

LOCALIDADE

Nº DE BENEF.

Dr. SEVERIANO

ZONA RURAL

10

PAU DOS FERROS

ZONA RURAL

10

MARCELINO VIEIRA

ZONA RURAL

10

RAFAEL FERNANDES

ZONA RURAL

10

JOSÉ DA PENHA

ZONA RURAL

10

TOTAL

50

 

 

META/ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS

1 – Diagnóstico individual da propriedade rural – visitas, observações “in loco” e preenchimento de questionários, sobre ordenha, sanidade e alimentação, e documentação fotográfica.

2 – Levantamento da qualidade do leite – serão coletadas amostras em propriedade rural e remetidas para análises físico-químicas e microbiológicas. Após os resultados das amostras será feito o Plano de tecnificação da propriedade, no qual busca avaliar os dados obtidos no diagnóstico e também nos resultados das analises físico-químicas e microbiológicas permitindo aos técnicos apresentar o plano de tecnificação da propriedade aos produtores para que os mesmos possam se comprometer com as ações propostas.

3 – Implantação de Boas práticas (Capacitação dos produtores) – Através de oficinas, os produtores serão capacitados para os seguintes temas: Ordenha higiênica; Manejo alimentar adequado e Manejo sanitário dos rebanhos, sendo realizada uma em cada municípios acima citados.

4 – Implantação das Boas Práticas Pecuarias com Visitas de Acompanhamento e Orientação ao produtor – Com os produtores já capacitados, os técnicos farão 03 visitas de 4h de acompanhamento para produtores, tais visitas individuais garantirão que os mesmos implantem adequadamente o que foi aprendido nas oficinas e proposto no plano de tecnificação da propriedade.

5 – A avaliação dos resultados – consistirá na observação das práticas adotadas na propriedade com documentação fotográfica. Para avaliação da melhoria na qualidade do leite serão coletadas amostras e remetidas para análises físico-químicas e microbiológicas. A apresentação desses resultados será coletiva, em evento, com premiação simbólica e incentivadora para os produtores com leite de melhor qualidade.

 

EQUIPE TÉCNICA DO PROJETO

NOME

PROFISSÃO

FUNÇÕES NO PROJETO

Graziela de Paiva M. Souza

Méd. Veterinária

Coordenadora e Consultora

Antonia Clécia Miranda P. Medeiros

Eng. Agrônoma

Consultora

 

 

Editais e Avisos

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined variable: licitacao

Filename: include/sidebar.php

Line Number: 24

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Invalid argument supplied for foreach()

Filename: include/sidebar.php

Line Number: 24

© Cooperativa de Trabalho para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Oeste Potiguar
CODESAOP - Todos os Direitos Reservados.