Rio Grande do Norte , 13 de dezembro de 2017

A Cooperativa constituída de Profissionais Liberais, denominada: Cooperativa de Trabalho para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Oeste Potiguar - CODESAOP, com sede a Rua Joaquim Torquato, s/n, sala 01, DNOCS, Pau dos Ferros/RN, inscrita no Cadastro de Pessoas Jurídicas sob o número 05.449.333/0001-16, com atuação através do seu escritório sede no Território da Cidadania do Alto Oeste Potiguar.
 

Constituída em 18 de janeiro de 2001 tem como objetivo contribuir prioritariamente com o Desenvolvimento Sustentável através de prestação de serviços técnicos e assessoria especializada visando à integração multidisciplinar relacionadas ao setor primário, particularmente o da agricultura familiar, bem como promover cursos, seminários, e eventos para formação dos agricultores e agricultoras familiares e qualificação dos técnicos.

 

Congregam em seu quadro social, trinta e um profissionais das seguintes áreas: Ciências Agrárias, Humanas e Sociais e Engenharia.

 

A gestão da CODESAOP se dá através de um Conselho de Administração, órgão superior na hierarquia administrativa, composto por um Presidente, um Vice-presidente, um Tesoureiro, um Secretário e um Conselheiro Vogal, tendo como órgão supremo a Assembléia Geral e órgão fiscalizador, o Conselho Fiscal.

 

Desde a sua constituição a CODESAOP têm como sua principal ação à assistência técnica aos agricultores e agricultoras familiares e às associações comunitárias urbanas e rurais dos Territórios Rurais/Identidade do Alto Oeste Potiguar, Mato Grande e Potengi.

 

Com relação a elaboração de execução de projetos, a entidade tem como princípio realizar anteriormente diagnósticos participativos com os beneficiários, possibilitando a ampla discussão das dificuldades e potencialidades das comunidades.

 

Outra linha de atuação da CODESAOP é o Programa de Combate a Pobreza Rural; Programa do Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF; Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF, bem como o Plano Brasil sem Miséria, atuando em 11 municípios do Alto Oeste Potiguar.

 

Desde 2007 a entidade tem exercido a Coordenação do Colegiado Territorial do Programa Território da Cidadania além de ser a  proponente executora do custeio PROINF.

 

EM 2010 a CODESAOP a partir de contrato celebrado com a Associação de Orientação as Cooperativas do Nordeste – ASSOCENE, tornou-se  Base de Serviço de Apoio a comercialização – BSC com atuação no Território da Cidadania do Alto Oeste Potiguar. Ainda em 2010 a CODESAOP desenvolveu a partir de Contrato celebrado com o Instituto EPA - Espaço de Produção ao Desenvolvimento Sustentável, a elaboração dos Planos Territoriais das Cadeias Produtivas da Bovinocultura Mista e Fruticultura de Sequeiro.

 

 

 

Outras atividades de expressão dentro da Cooperativa são: consultorias prestadas a empresas privadas na área de gestão financeira, controles financeiros, levantamentos topográficos, gestão de pessoas, georeferenciamento e assessoramentos para fins de licenciamentos ambientais para implantação de empreendimentos e comércio, junto a Federação das Associações Comercias do RN.

Voltar
© Cooperativa de Trabalho para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Oeste Potiguar
CODESAOP - Todos os Direitos Reservados.